Individualismo
Individualismo é uma palavra que tem vários conceitos, que vão desde a prática da liberdade individual de fazer escolhas, tornando o individuo distinto dos demais, à tendência a colocar-se no centro de seus próprios interesses em detrimento dos interesses dos demais.
Quero falar do individualismo como uma forma egocêntrica de ser e de estar no mundo e nas relações humanas, em que o indivíduo sobrepõe seus valores e direitos sobre os da coletividade. É uma distorção do conceito original de liberdade, fraternidade e igualdade que defende o direito à liberdade de expressão, sendo fraternal e em igualdade de direitos e deveres com os demais.
Refletindo sobre esse tema, vejo que o individualismo deturpado está enraizado em todas as ações humanas, que vai desde não respeitar a ordem de uma fila, a ser insensível a uma pessoa desmaiada no chão.
Quando trago para mim essa questão, percebo o individualismo em atos simples do cotidiano, como não deixar que um carro me corte e entre na frente do meu, às vezes ficar autocentrada ao invés de me voltar para o outro, achar que minha angústia é maior que a dos outros.
Há uma linha tênue entre a busca e defesa da individualidade, e a prática de atitudes que só visam o interesse pessoal, mesmo que se tenha que passar por cima de outras pessoas.
A individualidade é o conjunto de caracteres e atributos que distingue uma pessoa da outra, aquilo que a torna singular. Desenvolver a própria individualidade é importante, porque ela revela a forma de ser única que faz diferença no todo.
Defender sua individualidade é diferente de viver de maneira individualista, sem contribuir com sua singularidade para o coletivo.
Comentários
Postar um comentário