Pensamentos que confluem

  

Gosto de explorar o Instagram, lá encontro falas que me inspiram a escrever. Às vezes, elas confluem de um modo que não dá para citar apenas uma, por isso as exponho e digo o que elas falam para mim.

 

“Há uma vibração intensa da vida que é passageira, que é momentânea que é o que não fica o tempo todo, mas que também não se afasta de vez.” ( sobre felicidade) Cortella 

 

Em mim, esses momentos são aparentemente aleatórios, e coincidem com uma onda de bem-estar que me enleva, me dá esperança, e me ajuda a acreditar que tudo está em seu lugar, tudo está certo. Quando ela passa, tenho a segurança que a qualquer momento ela pode voltar e isso me conforta em momentos difíceis. 

 

“Nada é suficiente para quem o suficiente é pouco.” Epicuro

 

Nada mais verdadeiro. Em mim, o suficiente é pouco quando crio expectativas tão altas e irrealistas que não identifico em mim o suficiente. Por isso, a cada dia busco o suficiente para me preencher o vazio do pouco.  

 

“Certas pessoas vêm até nós para cumprir um papel e depois acabou. Há pessoas que são passagem e não destino.” Jacoby Petry

 

Vivi essa realidade em um curso que fiz de quatro dias em que dividi com uma mulher, não apenas o quarto, mas questionamentos existenciais semelhantes. Foram momentos intensos de muita empatia e fraternidade. Foi uma linda passagem para ambas. 

“Às vezes eu me sinto completamente só, eu fico feliz pelo menos em saber que eu não tô usando ninguém pra preencher o vazio que é meu.” Anaemery

 

Já vivi com alguém que não me bastava, na ilusão de preencher meu vazio, e a cada dia esse vazio tornava-se maior. Hoje adoto o ditado que diz: “antes só que mal acompanhada.” Meu objetivo é alcançar a solitude plena, sem fechar as portas para alguém compatível comigo e que queira compartilhar bons momentos. 

 

“As emoções não expressas nunca morrem. Elas são enterradas vidas e saem das piores formas mais tarde.” Freud

 

Quando elas saem das piores formas mais tarde, é o que eu chamo de ato falho. Na verdade, não há ato imperfeito, ele revela emoções contidas que de outra forma não seriam liberadas. Quando isso me acontece, mesmo trazendo consequências desastrosas, eu sou grata, porque escolho não as reprimir de novo. 

 

“Nós precisamos falar, precisamos nos expressar. Não somos capazes de simplesmente esquecer, superar ou deixar para lá.” Lucas Lujan

 

É por isso que acredito que não posso viver isolada, que é saudável ter alguém com quem eu possa compartilhar meus sentimentos, desejos e frustrações. Quando não faço isso, pensamentos recorrentes ficam me remoendo, num círculo vicioso sem fim, sem encontrar o ponto de ruptura para sair dele. 

 

“E os encontros mais inesperados podem produzir exatamente uma das coisas mais preciosas da experiência humana que é convocar a vida no outro.” Lucas Carneiro

 

Esses encontros não precisam ser físicos, basta haver conexão. Atualmente, são momentos alegres, divertidos e espontâneos dos jovens do BTS que me convocam a vida quando ela está se esvaindo. 

 

Esses momentos me contagiam e me enchem de vigor, me incitam “uma vibração intensa da vida”, me fazem sentir  “suficiente”, mesmo que eu saiba que são apenas momentos “passageiros e não de destino.”

 

Assim, “não estou usando ninguém pra preencher o vazio que é meu”, não estou “enterrando emoções para que elas saiam das piores formas mais tarde”. Ao viver esses momentos,  “não estou tentando esquecer, superar ou deixar para lá.”

 

Estou aproveitando ao máximo os ensinamentos que me abençoam, através do contato com pessoas generosas, simples e que são capazes de demonstrar inocência, pessoas que mostram como viver o lado bom da vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor