Fragilidade e vulnerabilidade
Já cheguei a pensar que vulnerabilidade era fraqueza. Era o tempo em que congelava sentimentos, não entrava em contato com minha sensibilidade.
Vulnerabilidade não se confunde com fragilidade. Fragilidade é a incapacidade de gerir emoções. Ao ser afetada, a pessoa se desconecta emocionalmente, achando estar no controle. Era como eu agia.
O congelamento emocional não é uma barreira intransponível. Ao receber um novo estímulo semelhante ao que teve, a pessoa se descontrola e reage da pior forma possível, muitas vezes com pessoas e circunstâncias diversas da que viveu. Há um gatilho que aciona a descarga emocional, antes congelada.
Já a vulnerabilidade é a maturidade emocional, é ser capaz de sentir sem descarregar em ninguém. A pessoa vulnerável deixa que a emoção siga seu fluxo, ou se converta em sentimento.
A vulnerabilidade decorre da sensibilidade em entrar em contato com o que se sente. A pessoa sensível não evita ou bloqueia o que sente. A vulnerabilidade deve ser protegida e expressa em ambiente seguro, para não ser vítima de críticas.
Comentários
Postar um comentário