Pretensão

 Devo ter pagado alguns micos nessa vida, por achar que sabia tudo, por estar cheia de certezas. Imagino o quanto fui criticada e julgada pela arrogância.


Se algumas pessoas diziam que eu tinha poder de convencimento, que eu passava confiança no que dizia, o mesmo não acontecia com outros que sabiam mais
do que eu, ou quando eu estava equivocada.

Pretensão é a atitude de quem não tem dúvidas, de quem é pretencioso, de quem ostenta mais cultura, saber ou conhecimento que de fato possui.

Pretencioso é uma pessoa fechada em suas próprias convicções, que não dá espaço para correção, ou para novas perspectivas sobre a mesma questão.
De algum modo sabe que está falseando,
e teme desmoronar seu castelo de areia. O pretencioso é inseguro, teme que a falsidade de seu saber seja exposto.

Quem vai para um debate, ou para uma troca de opinião convencido do que sabe, perde a oportunidade de expandir sua visão sobre o tema, de reformular seu pensamento.

Ainda que se tenha um pensamento positivo, que valoriza o que se sabe, há sempre o que aprender, e ao ignorar o que não sabe, em que aspecto ainda precisa ser aperfeiçoada ou retificada, a mente não se desenvolve.

Para adquirir novos saberes e ampliar o acervo cultural, é preciso se esvaziar. Se a mente está cheia, não há espaço para novos aprendizados, a mente se atrofia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor