Verdade ou consequência


A brincadeira “verdade ou consequência” consiste no seguinte: Uma pessoa gira 

a garrafa, quando ela parar, aquela para quem o fundo da garrafa estiver apontando tem que fazer uma pergunta, a que que estiver na direção do bico tem que escolher se quer responder com a verdade ou pagar uma prenda, escolhida por quem perguntou.

 

É uma forma divertida do grupo se conhecer, mas nem sempre todos estão dispostos a revelar algo de sua intimidade ou segredos, então sofre a consequência de não responder.

 

Na vida, revelar a verdade nem sempre convém, por isso tem quem a omita. 

É bom que se diga que a verdade pessoal não é válida para todos. 

 

Quem falseia ou omite deliberadamente   a verdade sofre as consequências, como acontece na brincadeira. 

Há várias concepções de verdade. Verdade que se equipara à realidade, apreendida pela mente e pelos sentidos. Verdade que corresponde à exatidão da linguagem, rigorosamente precisa ao narrar ou relatar fatos acontecidos.  Verdade que se refere a uma qualidade humana, da pessoa honesta e sincera.

O fato é que o ser humano não é capaz de alcançar a verdade em sentido absoluto, eis que tanto a mente quanto    os sentidos sofrem influência do meio, das crenças, das conclusões tiradas    das experiências, além do que a linguagem é limitada e não consegue reproduzir a verdade com fidedignidade. 

Mesmo assim a verdade precisa ser sempre buscada, é a única forma de evitar viver em eterna ignorância e alienação e sofrer as consequências por essa condição.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor