Bem-estar é estar bem
O conceito de saúde da Organização Mundial de Saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de afecções e enfermidades, ou seja, praticamente ninguém goza de saúde plena segundo esse critério.
Penso que bem-estar começa pelo cultivo de um equilibrado estado de espírito. Qualquer coisa pode alterar meu humor. Tem dias que acordo indisposta, aí um telefonema de alguém querido muda completamente o clima. No sentido inverso, às vezes basta o cansaço físico para me tirar
o bom ânimo.
Descobri alguns recursos para preservar o bem-estar. Escrever é para mim uma catarse, melhora minha condição mental e emocional. A música me leva a momentos felizes, a própria melodia me transporta a lugares internos que me aquietam o coração, me revigoram, despertam a alegria de viver. Mas a ferramenta mais eficaz para alavancar o bem-estar é o riso, por isso sempre aproveito a oportunidade de rir, seja de mim mesma, de um mico que paguei, de algo engraçado que acontece. O riso afrouxa a rigidez, oxigena o cérebro e relaxa as tensões. O bem-estar surge quando estou de bem comigo mesma, com as pessoas, com o mundo.
Comentários
Postar um comentário