O Poder Criativo do Pensamento - Virgínia Leal

 

            


O ser humano tem o poder de criar através da mente. Mas como esse processo se dá? Platão afirma que o mundo em que vivemos é uma reprodução pálida do mundo real, o mundo das ideias. Tudo que criamos, imaginamos e concebemos já existe nesse mundo sutil, que também pode ser entendido como esfera de consciência. Somos dotados de consciência pessoal que integra a consciência maior. Quanto mais alargamos as fronteiras da consciência menor, mais acessamos os conteúdos da consciência universal.

 

A consciência humana é limitada ao nível de inteligência, à capacidade de pensar, ao nível de assimilação cognitiva. Ela cria de acordo com a maturidade intelectual, emocional e moral do indivíduo. Quanto mais a consciência menor for capaz de abstrair os elementos que interferem no processo criativo, como as defesas emocionais, as crenças, as emoções e as distorções morais, mais alarga as fronteiras da compreensão. Acessar a fonte de tudo que já foi e que será criado é a primeira etapa do processo de criação. A qualidade da materialização, daquilo que se plasma, depende do nível de apreensão, da percepção do que foi colhido dessa esfera inteligível.  

 

A verdadeira criação é a capacidade de plasmar no mundo material sensível tudo que já existe no mundo real sutil. Quanto mais pura a criação, mais ela se aproxima da veracidade.

 

Vivemos num mundo ilusório, envolvidos na névoa da ignorância. Se queremos voltar à realidade e à verdade, precisamos aprimorar a forma de pensar, as qualidades e virtudes, desenvolver a capacidade cognitiva e amadurecer as emoções. Então poderemos criar o bem e o belo e um dia retornaremos à casa que já foi nossa, através do poder criador da inteligência em expansão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor