A Influência do Pensamento Grego na Forma de Pensar Atual Virgínia Leal

 


 

            O pensamento grego é a base que estrutura o pensamento ocidental. Desde a formação da mitologia, que aborda as questões fundamentais da existência humana em linguagem metafórica e figurada, à filosofia, que é campo que produz o saber a partir da elaboração de conceitos fundamentais para o pensamento lógico e racional, entre eles o próprio conceito de ideia.

 

            Dentre as diversas teorias do pensamento grego destaco aquele que tenta desconstruir o edifício conceitual defendido pela filosofia, baseado em valores morais e na verdade. Para os gregos, o conceito é uma ideia defendida como verdadeira por meio de técnicas argumentativas e aceita pelo consenso de outros pensadores reconhecidos e validados publicamente.  

 

            O sofismo afirma que não há verdade universal, há apenas a habilidade de convencimento através do discurso bem elaborado, valendo-se de uma boa oratória sustentada pela eloquência e persuasão. Ao questionar a construção de conceitos, ele não acolhe os valores morais como fonte de sabedoria.

 

            Hoje, essas técnicas são amplamente utilizadas no discurso político, jurídico e religioso e como ferramenta de venda. Partindo do princípio de que a verdade não existe, o que importa é vender a ideia, mesmo que não tenha sustentação lógica. Para o sofismo, o homem é a medida de todas as coisas, ou seja, a verdade depende do ponto de vista de cada um. O sofismo foge às regras da lógica e foca nas técnicas discursivas. Isso traz, por consequência conclusões deliberadamente falsas, porque a intenção é a de induzir em erro o interlocutor por meio da persuasão.

 

            Hoje, a deficiência cognitiva das massas contribui sobremaneira para o convencimento sem esforço, porque a lógica e o raciocínio não predominam nas mentes despreparadas para a crítica.

 

Um dos métodos adotados de persuasão é dizer o que as pessoas querem ouvir, a promessa de realização do desejo inserida no discurso. A deficiência de pensamento crítico contribui com a proliferação de fake News e a ascensão de influencers digitais e gurus. Nesse cenário, o cidadão desavisado levanta a bandeira que não é dele, defende interesses que não são seus e que são até contrários aos dele. Acredita pertencer a uma classe social e econômica que não é sua, totalmente alienado das armadilhas manipulativas que caiu. Se o conceito de verdade imutável vem sendo questionado, isso não invalida a existência da mentira e do falso.

 

            Ainda que a verdade conceitual seja apenas uma ficção, ela funciona e é necessária para que o tecido social não se esgace, para promover a paz social e para um convívio harmônico. Abolir a estrutura conceitual que organiza e controla o comportamento em coletividade seria excluir a moral e a ética, os valores e virtudes indispensáveis para o aprimoramento pessoal. Seria voltar à barbárie, ao tempo em que vale tudo, do cada um por si e do caos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor