Truques da mente

  

A mente não é confiável. Ela não é uma máquina fotográfica que registra fidedignamente a experiência. Ainda que fosse, só mostraria o ângulo enfocado.

 

A mente é um composto de percepção, pensamento, emoções decodificadas com base no repertório de conhecimento, experiências anteriores e sofre influência daquilo que acreditamos. 

 

A mente preenche lacunas da lembrança, fantasia, imagina, cria. É moldada para que a lembrança seja suportável, tolerável. Também faz o inverso, cria uma versão que combine com a leitura da reação emocional ao evento. 

 

Minha mente já adotou como sua a experiência de outra pessoa, já transformou em lembrança algo que conheci apenas por relato. Acho que isso aconteceu porque na minha infância tive minhas percepções negadas pelos adultos. Por isso, deixei de falar sobre elas e criei minha própria realidade. 

 

Mesmo que a mente não seja confiável, é o que temos, e duvidar de tudo que ela nos reporta pode levar à insanidade. Prefiro acreditar na versão que tenho da realidade, mesmo que depois ela própria possa me trazer mais elementos para mudá-la. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor