Comunicação

  

“O que você ouve não foi o que eu disse. Porque existe um mediador, existe um filtro que você filtra, compara, interpreta o que foi dito para caber na sua ilusão de realidade.” Francine Walton

 

A comunicação é um ato complexo, que envolve ao menos duas pessoas, uma que transmite a mensagem e outra que a recebe, seja pela fala ou pela escrita. 

 

O ruído de comunicação decorre da deficiência na partilha de informação,  ou na incapacidade de apreender o que está sendo dito.

 

Quando digo algo, não sei se me fiz entender. Por outro lado, a mensagem recebida passa por um filtro mental que 

a decodifica segundo repertório de informação e conhecimento, crenças 

e experiências pretéritas do ouvinte. 

 

A interpretação feita pelo ego é sempre em seu favor, mesmo que não beneficie 

a própria pessoa. 

 

O ego é responsável por elucidar 

a realidade, pela memória, pelas emoções e a percepção, por mediar a relação do indivíduo com o meio. 

 

Ocorre que muitas pessoas delegam ao ego o poder de analisar e decidir por elas, porque perderam a capacidade de reflexão sobre uma questão, de decidir  sem interferência dessa instância da psique. Agindo assim, a conclusão tenderá a não alterar o estado em que as coisas se encontram. 

 

Para que haja compreensão do que está sendo dito, é preciso escutar o outro, ou seja, precisa ter ou desenvolver  a receptividade, estar atento à comunicação, seja no que está sendo dito ou subentendido, seja na comunicação emocional que a integra e que se revela na expressão corporal. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor