Imaginação Criativa - Virgínia Leal
Imaginação Criativa
Virgínia Leal
Você ousa ultrapassar o convencional ou está confortável dentro dele?
Lembro da história de uma criança que realizou um prodígio e ao ser perguntada como ela conseguiu aquilo, respondeu que não sabia que era impossível. Esse é o espírito da mente criativa. Para ela, o impossível não existe.
Imaginação é poder criativo. Quando ele é ativado, seja em forma de descoberta de algo que já existe, seja como invenção ou inovação, mente e emoções entram em crise. A crise acontece porque essa força geradora desestabiliza o pensamento convencional, estruturado, desarruma as certezas e gera desconforto. Quando a crise se eleva à potência divina, expande a consciência e cria algo bom.
O processo criativo acontece a partir da experiência sensorial da percepção, imaginação e memória. Não é possível se criar do nada, a criação surge sempre a partir da memória da base de conhecimento para conceber a nova ideia. A imaginação amplifica a percepção das imagens que chegam e são associadas às imagens já conhecidas para que se tenha noção do que se está vendo.
A confiança na concepção acontece quando o que foi imaginado se converte em ideia forte e clara. É o requisito transcendente da intuição, que se conecta ao poder da consciência maior. Uma mente confiante é capaz de materializar a criação, ainda que no primeiro momento pareça algo irrealizável. Para isso, é preciso ter coragem de ultrapassar o convencional, o já conhecido e estabelecido, as fronteiras da própria estrutura mental e abrir a mente a novas possibilidades.
Estamos a todo momento materializando o que criamos, ainda que de forma inconsciente. Há que perceber o que estamos construíndo para poder fazer novas escolhas a partir da ligação da mente do ego com a Mente Maior. A imaginação criativa nos aproxima de Deus, ao elaborarmos a nós próprios e nos expressarmos a partir das experiências que demos causa.
Comentários
Postar um comentário