Individuação
Nós somos a soma de todos com quem interagimos, daquilo que aprendemos, das crenças que adotamos, muitas vezes sem nem perceber.
Quando eu me divorciei, passei um tempo só para separar o que era meu do que eu internalizei de meu ex-marido. Nesse processo, descobri o quanto eu absorvi dele, pensamentos e atitudes que não eram minhas, percebi o quanto era influenciável. Iniciei a jornada da individuação.
Foi um processo difícil. À medida que eu abandonava padrões que não eram meus, o vazio aumentava, até começar a autorrevelação.
Nessa busca, entrei em contato com minhas sombras, aspectos que nem sabia que tinha, acreditava que eu era a máscara que apresentava aos outros.
Sustentar o vazio até surgir algo de forma espontânea foi importante. Caso contrário, acabaria adotando de novo aquilo que não era meu.
Até hoje continuo aprimorando minha autenticidade, saber quem sou, do que gosto, atitudes coerentes com o meu ser.
Individuação é a busca de si mesmo, da própria singularidade, ao mesmo tempo em que se reconhece pertencer ao todo. É um caminho que não tem fim, mas que revela aspectos meus enquanto estou caminhando.
Comentários
Postar um comentário