Reciprocidade
“Reciprocidade significa que duas entidades ou aspectos, aparentemente ou superficialmente diferentes, se aproximem um do outro com a finalidade de se unir e formar um todo abrangente.” Criando União – Eva Pierrkos – Judith Saly
Reciprocidade é o ato entre duas pessoas de dar e receber, é o movimento de abertura positiva.
Nenhum relacionamento permanece saudável sem reciprocidade.
Para haver reciprocidade é preciso resolver conflitos interiores, perceber aspectos negativos e haver disposição para renunciar à separatividade, principalmente entre aspectos dentro de si.
A reciprocidade entre pessoas só é possível quando houver reciprocidade interior, quando dois movimentos de expansão promovam interação de cooperação mútua. É preciso que o eu se misture com algo além de si mesmo.
Isso me faz refletir sobre desejo e medo, são forças que não se coadunam. Se ao desejar crio corrente de pressão, o medo de não conseguir o que quero se instala.
Para que a vontade possa se harmonizar com a disciplina e a execução é preciso que o desejo seja desapegado e que a intenção seja livre de egoísmo.
Duas correntes positivas se tocam e criam a corrente divina de ajuda mútua. É uma força poderosa que se expande a vai além de cada um. Para isso, é preciso correspondência no ato de se abrir um para o outro.
Nos meus relacionamentos sentia frustração porque achava que dava demais e não recebia nada em troca.
Agora percebo que o que fazia não era doação era outro lado da separatividade, não era genuíno o que fazia, empurrava o parceiro para longe ao forçá-lo a me dar.
Reconheço que ainda tenho medo de me abrir, e assim promovo separatividade. Dessa forma, me afasto da reciprocidade procurando prazer fugaz na fantasia.
Pelo menos tenho consciência de que só encontrarei o parceiro compatível com a reciprocidade quando estiver pronta para isso. Sem reciprocidade não se cria união.
Comentários
Postar um comentário