O que você vai ser quando crescer?

  

“O ego imaturo ainda é uma criança vestindo roupas de adulto: tem aparência de forte, mas internamente está inseguro, sobrecarregado e sem orientação.” Cristina Florentino”.

 

O processo de amadurecimento nem sempre acompanha o tempo cronológico.

 

Cada um tem seu tempo interno, de acordo com os fatores que interferiram nesse processo: traumas, cuidado excessivo, permissividade, excesso de rigidez ou negligência dos pais; vitimização, acomodação, querer ser perfeito, falta de perseverança. 

 

O sofrimento pode resultar em duas alternativas: a pessoa aprende com a dor ou se torna pessimista e rancorosa.

 

Quem escolhe aprender com a vida, tem o amadurecimento de acordo com sua idade ou até antes.

 

Quem escolhe culpar a vida, fica estagnado em sentimentos negativos e demora a entender que o caminho não é por aí.

 

Eu demorei a iniciar o processo de amadurecimento porque criei uma couraça de proteção chamada resistência. Criei um mundo dentro de uma redoma, aparentemente seguro e controlável.

 

Precisei apanhar muito da vida para quebrar a redoma, a ilusão de controle e a aparente segurança para procurar ajuda, porque sozinha não conseguia fazer as mudanças necessárias.

 

O processo de amadurecimento não tem o mesmo ritmo para todos e o desenvolvimento não é constante. A pessoa oscila, tenta retroceder, interromper o processo, e algo acontece que dá um novo impulso e ritmo. Quanto mais resistente, mais sofre. 

 

O mais comum é a evolução ser mais fácil em alguns setores da vida e mais difícil em outros. Em outras palavras, temos uma consciência madura lado a lado com a consciência infantil. 

 

O crescimento pessoal acontece quando o adulto cuida e ensina a criança interior. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efeito cumulativo

Não fuja da dor

De mim, só tem uma