Ideologias - como elas nos afetam - Virgínia Leal
Você tem opinião formada sobre determinado assunto? Você é consciente das bases que sustentam seu ponto de vista? Para ajudar a responder essas perguntas, é preciso lembrar como as ideias se formam.
A ideia é a representação mental de algo concreto ou abstrato. O conceito, por sua vez, delimita ou define o significado de algo. A proposição e aceitação de uma ideia se dá pelo pensamento racional e lógico, construído pela articulação organizada e estrutural de conceitos. A finalidade de uma proposição é conduzir o raciocínio a uma determinada conclusão. É assim que a ideologia é construída.
A ideologia, na forma como a concebemos hoje, é uma ideia falsa. Assim como o sofisma, é um pensamento que, em um determinado momento do raciocínio, de forma sutil, foge à lógica e isso leva à conclusão equivocada ou falsa. Essa construção é deliberada e intencional, para induzir o indivíduo ao erro de raciocínio. A finalidade é convencer a pessoa de que a ideia apresentada é verdadeira e benéfica. A o ideário da ideologia pertencente à classe dominante tem a pretensão de ser universal, ou seja, que esse ideal seja buscado por todos.
A ideologia é assimilada pelas pessoas na forma de uma consciência falsa e alheia à realidade. Aliena o indivíduo da realidade social, e assim ele não vê as desigualdades, a competição entre os pares, o fomento de disputas entre iguais, a sedução da mídia que estimula desejos e os transforma em necessidades.
São ideias implantadas de forma sutil e ardilosa, através das poderosas máquinas da mídia e da propaganda, ou introduzidas na formação do aluno pelo ensino oficial. As formas mais eficazes de assimilação são as imagens e frases de efeito.
Entre essas ideias manipuladoras predomina aquela que faz o indivíduo crer que pertence a uma classe social, cultural e econômica que não é a sua e com isso a pessoa passe a defender interesses que não são seus.
Depois de tudo que foi dito, você é capaz de identificar qual é a ideologia que sustenta “sua opinião formada”? Esse é um bom motivo para reflexão.
Comentários
Postar um comentário