Arrependimento

 

“Cometa erros, mas não se arrependa deles, aprenda com eles porque arrependimento é o mais difícil de carregar quanto se envelhece.”

@_poesianua

 

A bíblia trata o arrependimento como condição para ser perdoado, o arrependimento sincero que reconhece o pecado e busca reparação.

 

Mas quando o arrependimento é excessivo, prolongado e paralisante, ele impede do pecador seguir em frente. Esse arrependimento prejudicial é típico do perfeccionista que não aceita que cometer erros. É  arrependimento fruto do orgulho.

 

É preferível reconhecer o erro e assumir a responsabilidade pelas consequências. Assim, ao invés de ficar paralisado pelo arrependimento, ele pode se converter em aprendizado.

 

É inerente ao ser humano o erro, porque não somos perfeitos. Até mesmo quando queremos acertar, podemos falhar e prejudicar alguém. Faz parte do caminho da maturidade. 

 

À medida que o reconhecimento se torna mais rápido e frequente, pode-se tirar proveito dele, não apenas reparando o que causou aos outros, mas aprendendo mais uma lição.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orgulho e altivez

Instantes Translúcidos - Virgínia Leal

Perseverança