Amor narcísico
“ A gente também se ama no olhar do outro, que espelharia o ideal da gente mesmo.” Maria Homem
Amamos aquilo que é nosso e que vemos no outro. Mas também é nosso o que rejeitamos no outro, que é também nosso, nos desagrada e não queremos ver.
Para que vivemos o amor narcísico? Acredito que estamos aqui para nos relacionar e aprender um com o outro. O amor narcísico foi o caminho que criamos para nos conectar com o semelhante, ao nos espelhar nele.
Nos encanta aquilo que o outro vê em nós quando está apaixonado. É real, só que o outro não é somente isso, mas não queremos ver aquilo que nos desagrada.
Quando nos apaixonamos, só vemos o que ele tem de bom. Isso é necessário para compensar aquilo que não gostamos no parceiro e que veremos quando o amor tomar o lugar da paixão.
Um relacionamento equilibrado é aquele em que ambos acolhem o bem e o mal existente no outro. Assim, aprendemos a tolerar o que temos de imperfeição em nós mesmos, que está refletido no outro.
Quanto mais temos curiosidade em conhecer o parceiro, mais aprendemos sobre nós mesmos, mais somos capazes de amar e fruir com o amor.
Quanto mais a gente acha que ele é muito diferente de nós, menos nos conhecemos.
Se soubéssemos disso ao nos vincular com alguém, saberíamos para que estamos juntos, seria mais fácil buscar harmonia na união.
Comentários
Postar um comentário