Comunicação


 

“Um livro pode ser interpretado por infinitos modos, dependendo de quem está lendo. Assim acontece com uma conversa ou mesmo com as ideias.” Iniciação – Viagem astral – Lancellim – João Nunes Maia

 

A comunicação é um processo complexo. Em que eu sei o disse, mas não sei o que você entendeu. Se soubéssemos como cada um pensa, não haveria desentendimentos. 

 

A dificuldade começa  com a captação da ideia que não é perfeita; ao transmiti-la, se perde algo, pela dificuldade em repassá-la; ao recebê-la se perde mais ainda, pela dificuldade em assimilá-la.

 

Não é fácil escrever ou falar com clareza e de forma fidedigna. Quem escreve sabe disso. Na maioria das vezes eu não consigo expressar a ideia na forma que eu a percebo, me faltam palavras.

 

Sempre falta algo a dizer, é difícil dizer de forma acessível à compreensão. Entendo e percebo isso, mas não perco tempo tentando ser exata ao que criei ou ao que me foi transmitido, pois sei que não tenho esse poder.  

 

Aceito minhas limitações em registrar o que me chega, também de escrever o que compreendi. 

Eu costumo dizer que depois que eu publico um texto, ele já não é mais meu, pertence ao leitor que dá sua própria interpretação. 

 

Chegará o dia em que nos comunicaremos telepaticamente, e superaremos as barreiras da comunicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orgulho e altivez

Instantes Translúcidos - Virgínia Leal

Perseverança