A bênção do esquecimento
Para quem acredita em reencarnação, é importante saber que a reencarnação não é uma continuação da vida anterior, é uma nova vida. Não é nova só porque se recebe um novo corpo físico, é nova pela oportunidade de se começar do zero, é uma nova chance de fazer diferente e melhor.
Os personagens da vida anterior podem até contracenar com você, mas desempenharão papéis diferentes, em nome da reconciliação dos desafetos.
É uma nova vida porque teremos a bênção do esquecimento das mágoas e ressentimentos, dos erros que cometemos, da culpa pelo mal que praticamos.
Na velhice é comum o esquecimento porque é a fase da vida em que se encontra no limiar entre a vida e a morte, mais próxima da vida espiritual para onde iremos. O esquecimento ajuda a nos desapegar das pessoas e da vida que iremos deixar.
É claro que estou falando de esquecimento natural, a demência é uma doença que causa sofrimento quando se tem lampejos de consciência da condição em que se encontra.
Diz-se que a velhice é uma segunda infância e o esquecimento é a causa. Se na infância inicia-se o aprendizado, na velhice se desaprende. Na infância vai-se adquirindo autonomia, na velhice vai se perdendo. Em ambas as fases se apresenta fragilidade e necessidade de cuidados.
Por todas essas razões, o esquecimento é uma bênção.
Comentários
Postar um comentário