A gente só pode dar o que tem

 

 

“Eu não posso criticar ou acusar meus pais de absolutamente nada, porque eu cresci e ganhei responsabilidade e condições para resolver os problemas que eles não deram conta de resolver.”

Elton Euler

 

Hoje eu recebi esse presente em forma de pensamentos, que abriram a minha mente para entender, a partir do coração, o que até hoje me esforçava para aceitar sem conseguir.

 

Eu já aceitei que negar minhas raízes é tirar meu chão, é rejeitar o canal divino que me propiciou a vida. 

 

Mas ainda havia em mim ressentimento pelos meus pais não terem conseguido me proteger e por não me sentir cuidada por eles quando precisei.

 

Quando ouvi os ensinamentos acima, me dei conta que não consegui fazer diferente, fui uma mãe omissa, não protegi meus filhos.

 

Um dos meus filhos segue nesse ciclo vicioso enquanto o outro assumiu a responsabilidade por ele e pelos filhos, não me culpa, rompeu com esse padrão viciado. 

 

Agora que meu coração sentiu compaixão por eles, também posso soltar o ressentimento e a culpa que entravavam minha vida.

 

Assumir a responsabilidade para resolver meus problemas é uma forma de honrá-los.

 

O filho que só vê qualidades ou só vê defeitos nos pais, está desumanizando-os, já que o ser humano não é anjo nem é demônio. 

 

A gente só pode dar o que tem e cobrar dos pais o que eles não podiam dar é um ato de crueldade de quem exige  a perfeição que ninguém tem. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efeito cumulativo

Não fuja da dor

De mim, só tem uma