Tormenta azul ressonante

 

 

“Nós sempre escolhemos o caminho reto por ser mais rápido. Assim como na física, na vida real o caminho reto pode ser mais demorado, porque ele não gera o impulso necessário para o aprendizado.” Jacob Petry

 

Passei por uma crise depressiva tão forte que o pensamento em me matar tomou a mente.

Enquanto esperava minha vez para ser atendida pelo psiquiatra, o motivo de estar me sentindo assim emergiu, e a depressão passou.

 

Outra vez, enquanto dirigia para fazer o exame para atestado de saúde ocupacional, desatei num choro incontrolável. Não conseguia dizer nada à médica porque não parava de chorar. Ao invés de me dar  o atestado, ela me deu uma licença do trabalho. 

 

Aguardava minha irmã vir me buscar, quando o choro acabou e comecei a me sentir bem, a tristeza vinha das dificuldades para lidar com o trabalho.

 

O título desse texto é minha assinatura galáctica segundo o Calendário Maia, e eu nunca a tinha entendido. Depois de refletir sobre a mensagem contida no epígrafe ficou claro que eu aprendo através da ressonância da tormenta em mim, ou seja, meu caminho não segue uma linha reta, mas sinuosa.

 

No passado, era comum vir uma emoção forte, desacompanhada do motivo dela ter chegado. Depois é que vinha a resposta.

 

Ainda hoje é assim que acontece, mas a intensidade diminuiu, porque ao começar a senti-la já me pergunto o que está acontecendo. 

 

Talvez por isso eu me retirava emocionalmente, e o resultado foi só sentir quando rompo a represa, daí eu passar por tormentas.

 

A vida não é uma linha reta, ela é cheia de curvas e bifurcações onde não se sabe o que tem adiante. Ou embarcamos nessa aventura, ou escolhemos o caminho reto que retardará nosso processo de cura.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efeito cumulativo

Não fuja da dor

De mim, só tem uma