A Criança que mora em nós

 

Início a explanação dos nosso vários eus internos com aquele mais leve, espontâneo e criativo. A vida vista pela ótica da criança interior é divertida. Quando você se sentir curioso, aventureiro, aberto para o novo, movido pelo humor, pela alegria e prazer, é a criança interior que veio à tona.

 

            Quando ela atua de forma saudável você acredita nas pessoas, resgata a inocência e a capacidade de confiar e surge profundo desejo de se entregar à vida. Você é convidado ao mundo da magia e da imaginação. Você recupera sua capacidade de sonhar. Para a criança, nada parece impossível.

 

            Essa criança em nós continua a existir, esperando que a busquemos. Como esquecemos dela, ela fica irritada, impaciente, muito brava e começa a “aprontar” em nossa vida. Quando ela se sente abandonada ela cria confusões, colocando você em situações difíceis de lidar e você nem percebe que quem está agindo não é você adulto, mas sua consciência infantil. Quando você está birrento, desobediente, briguento, indisciplinado, impaciente, voluntarioso, respondão é ela se vingando por estar abandonada.

 

            Costumamos tentar calar a voz infantil comendo uma caixa de bombons, bebendo uma garrafa de vinho ou mergulhando no trabalho, mas ela não se deixa enganar. Essa criança precisa ser vista, validada e ouvida, precisa expressar seus sentimentos. Como qualquer criança, precisa de limites e de ouvir nãos para que possa desenvolver-se emocionalmente, sem perder suas características que lhe são inerentes. Precisamos entender que agora somos o pai a mãe dela.

 

            Você precisa diferenciar quando a criança pode fazer escolhas por você e quando é o adulto que deve decidir. As escolhas sobre lazer, diversão, aventura é dela. Mas na hora de tomar decisões sérias é o adulto que tem que agir. Na medida em que você der à sua criança interior o que ela necessita, ela passará a confiar no adulto que você se tornou e deixará de lhe boicotar. Ela se tornará uma agradável aliada e lhe lembrará tudo que você esqueceu de bom e belo ao se afastar dela.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amante imaginário

Falando de amor